O prefeito Abílio Brunini determinou que a Controladoria Geral do Município (CGM) inicie imediatamente um procedimento de investigação para apurar possíveis irregularidades em um evento promovido na última terça-feira, dia 9, pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL).
O evento em questão, batizado de "Conexão 2025", ocorreu no Espaço Conquista, no bairro Ribeirão do Lipa. O foco da apuração é a suspeita de uso de dinheiro público e o possível consumo de bebida alcoólica na atividade.
Em sua fala, o prefeito detalhou que, embora tenha conversado com o secretário da pasta – que garantiu a não utilização de verba pública e explicou que o evento se tratou de uma reunião de trabalho que durou o dia todo e foi encurtada pela conexão com o horário do almoço –, a investigação da CGM é necessária para dar uma resposta à sociedade.
Abílio Brunini fez questão de reforçar as regras do município contra o uso inadequado de recursos e espaços:
-
Não é permitido realizar confraternizações em espaços da Prefeitura nem durante o horário de expediente.
-
É proibido o uso e consumo de bebida alcoólica em qualquer atividade organizada ou vinculada à gestão municipal.
-
Confraternização é um ato merecido de parabenização aos servidores, mas não pode acontecer com dinheiro público ou em espaço público.
O prefeito deixou claro que, se a investigação da Controladoria confirmar qualquer irregularidade, as devidas providências serão tomadas, incluindo advertências.
Contudo, o gestor ponderou que a liberdade é total para as reuniões particulares: "Se os servidores, fora do seu horário de trabalho, quiserem se reunir na sua casa, em algum salão [...] com dinheiro próprio, e aí eles fazem como quiser." A restrição se aplica estritamente a eventos organizados e custeados pela gestão pública.






