O governador Mauro Mendes anunciou, nesta quarta-feira (10.12), durante o evento Laço Branco, que todas as escolas da rede estadual terão, a partir de 2026, uma disciplina obrigatória dedicada ao estudo da violência contra a mulher. A matéria vai abordar respeito, prevenção, mecanismos de proteção e formas de denúncia.
Segundo o governador, a iniciativa busca formar novas gerações mais conscientes e intolerantes a qualquer forma de agressão.
“Temos que ensinar desde cedo o que é respeito e que é preciso denunciar esse tipo de crime, inclusive no 181, que garante o anonimato”, afirmou.
O evento Laço Branco, realizado pelo Governo de Mato Grosso em parceria com o Tribunal de Justiça e a Assembleia Legislativa, tem como objetivo envolver especialmente os homens na conscientização e no combate à violência de gênero.
Mauro Mendes destacou que o endurecimento da lei e a atuação do Estado têm produzido resultados, mas que a mudança cultural precisa começar cedo — inclusive nas escolas. “É no mínimo 20 anos de cadeia. Nós precisamos mudar essa cultura. É falar disso nas escolas, nas casas, nos grupos de amigos”, afirmou.
Ele também citou avanços na proteção às vítimas: mais de 17.100 medidas protetivas concedidas em 2025, nove Delegacias da Mulher, 41 Patrulhas Maria da Penha, núcleos especializados, Sala Lilás, botão do pânico e auxílio-aluguel para mulheres em situação de risco. Segundo o governador, 99,96% das mulheres com medida protetiva foram efetivamente resguardadas e todos os feminicídios registrados no estado foram esclarecidos.






