O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, afirmou que com o avanço das discussões sobre a federação de seu partido, o União Brasil, com o Partido Progressistas (PP), existe a prerrogativa de que, aqui no Estado, o União terá maior peso nas decisões e deve ficar com a presidência do novo grupo.
Em entrevista à imprensa nessa quinta-feira (20), Mauro explicou que, já nas conversas preliminares sobre a federação, foi destacada a força do União Brasil na política estadual e isso influenciou no acordo político em relação ao PP. Em Mato Grosso, o União Brasil tem o governador, o senador Jayme Campos, além de vários deputados estaduais e federais. Já o PP tem apenas um deputado estadual titular, Paulo Araújo.
“Pelo desenho inicial, aqui no estado de Mato Grosso, por ter um governador, ter um senador, ter deputados federais, a maior bancada estadual, é um partido que tem uma presença política, dentro dos quadros disponíveis hoje, maior do que o PP. Embora um partido também importante, com grandes quadros aqui no estado de Mato Grosso, mas o nosso União Brasil tem um pouco mais. E na construção desse acordo, ficou que nós teríamos aqui essa prerrogativa”, disse o governador.