Após a nomeação de Danielle Carmona como a nova secretária municipal de Saúde, o prefeito Abílio Brunini (PL) aproveitou a coletiva de imprensa desta terça-feira (29) para fazer críticas ao modelo atual de "Gestão Plena" da saúde em Cuiabá.
Segundo ele, o sistema é "muito oneroso" para o município e exige uma revisão urgente do pacto federativo para garantir mais apoio dos governos estadual e federal.
As declarações de Abílio Brunini acontecem em um cenário de tensão já existente com o Governo do Estado sobre as responsabilidades na área da saúde.
Na semana passada, o governador Mauro Mendes (União Brasil) havia criticado publicamente uma proposta de Abílio de transferir a gestão de hospitais municipais ao Estado, acusando o prefeito de "empurra-empurra" de responsabilidades e de ignorar deveres básicos de um gestor eleito. Agora, Abílio responde apontando a raiz do problema, em sua visão.
No entanto, Abilio argumenta que essa responsabilidade não vem acompanhada de recursos financeiros suficientes, sobrecarregando os cofres municipais.
CONTINUE LENDO