As avenidas da Prainha e XV de Novembro não terão a faixa para o Bus Rapid Transport (BRT) integralmente concretada. O anúncio foi feito pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT). Nestas vias, será utilizado o mesmo asfalto empregado na construção da pista do Autódromo Internacional de Mato Grosso, por exemplo. A concretagem ocorrerá apenas nos pontos de parada e nas estações.
A escolha pelo pavimento flexível, explica o secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, com base em critérios técnicos relacionados ao canal da Prainha, uma vez que os estudos realizados na elaboração dos projetos mostraram que uso de asfalto seria a melhor opção. No caso dos corredores de transporte rápido, o asfalto será do tipo Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), com a adição de polímeros, o que garante uma melhor performance para o pavimento flexível.
Outro motivo apontado por ele é a necessidade de garantir o pleno funcionamento do sistema de drenagem em instalação na região. Estas obras ocorrem por força de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Águas Cuiabá e a Prefeitura de Cuiabá. As intervenções abrangem toda a bacia da Prainha e vias como: Mato Grosso, Voluntários da Pátria, Campo Grande, Isaac Póvoas, Getúlio Vargas e Cândido Mariano.
Oliveira pontuou que o problema histórico de alagamentos nesta região não será resolvido pelo Estado com as obras do BRT. “Precisamos desmistificar essa ideia de que os problemas de drenagem do Centro de Cuiabá, que acontecem há décadas, são provocados ou serão resolvidos pelas obras de infraestrutura do transporte público. Não são. A drenagem do Centro ficou a cargo do TAC firmado entre Prefeitura, Ministério Público e Águas Cuiabá”, afirmou.
O Estado só resolverá a questão dos alagamentos na região do Shopping Popular, com a implantação de novos bueiros e de um sistema de drenagem de alta capacidade, capaz de retirar rapidamente a água acumulada, solução apontada pelo secretário como definitiva.
Por fim, a Sinfra-MT assegurou que a avenida da Prainha ganhará uma nova faixa, assegurando assim uma melhoria na mobilidade da população na região central de Cuiabá.






