A estreia do Autódromo Internacional do Estado de Mato Grosso, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, começou com elogios de pilotos e organizadores da Stock Car. Na quarta-feira (12.11), equipes e competidores iniciaram os preparativos para a etapa da BRB Stock Car Pro Series, que ocorre entre quinta-feira (13) e sábado (15), com treinos e provas oficiais.
O circuito mato-grossense, com 4,5 mil metros de extensão, 13 curvas e duas grandes retas — uma de 670 e outra de 750 metros —, segue padrões da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), garantindo o mesmo nível técnico e de segurança dos principais autódromos do mundo.
Ex-piloto da Fórmula 1, Rubens Barrichello, que compete pela equipe Cavaleiro/Full Time (Toyota Corolla), afirmou estar ansioso pela estreia em Cuiabá.
“Estar aqui é um grande prazer. Já vi que os pilotos estão superanimados e contando as horas para os carros entrarem nesta nova pista. A estrutura veio para ficar e vai ser um grande autódromo”, destacou Barrichello.
O também ex-F1 Ricardo Zonta, da equipe RCM Motorsport (Mitsubishi Eclipse Cross), reforçou a impressão positiva sobre o empreendimento.
“Vimos o tamanho da estrutura e a qualidade do asfalto. É algo de padrão internacional”, disse.
Além da Stock Car, o Autódromo mato-grossense receberá provas das categorias TCR South America Banco BRB, TCR Brasil Banco BRB e Turismo Nacional, marcando oficialmente a inauguração da pista.
Líder da temporada 2025 da Stock Car, o piloto Felipe Fraga (Eurofarma RC) destacou o diferencial da iluminação, que permitirá a realização das primeiras corridas noturnas da competição no Brasil.
“Fiquei impressionado com a iluminação desta pista. Já corri em outros países e posso dizer que o nível aqui é altíssimo. Não esperava essa estrutura”, afirmou Fraga.
O sistema conta com 128 torres metálicas e 768 refletores, o que coloca o autódromo entre os mais modernos do país. Segundo Eduardo Brunoro, vice-presidente da Vicar — empresa promotora da Stock Car e outras categorias nacionais —, o investimento feito pelo Governo de Mato Grosso consolida o Estado no cenário do automobilismo.
“As luminárias são de primeiríssimo mundo, com muita qualidade. Quando forem acesas, ficará muito próxima à pista de Singapura”, avaliou Brunoro.
A expectativa é de que mais de 27 mil espectadores acompanhem as provas finais no sábado (15). Os ingressos foram distribuídos pela Vicar, sem custos para o Estado, em dois sorteios realizados para garantir o acesso gratuito da população ao evento.
O Parque Novo Mato Grosso, onde o autódromo está localizado, está sendo construído pelo Governo do Estado e será o maior espaço multieventos da América Latina, com estrutura para receber competições esportivas, feiras, shows e grandes eventos nacionais e internacionais.







