A Assembleia Legislativa (ALMT) aprovou, nesta quarta-feira (12.11), por unanimidade, uma moção de repúdio ao ex-servidor da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), Deliandsom Milton da Silva, acusado de importunação sexual contra a deputada Janaína Riva (MDB), por meio de áudios ofensivos e de cunho sexual que circularam por aplicativos de mensagens.
Autor da moção, o deputado Gilberto Catani (PL) afirmou que a moção representa, além do repúdio ao servidor, o apoio incondicional à parlamentar. “Estamos prontos para defender qualquer parlamentar que seja de forma covarde atacada, assim como ela foi”.
Presidente da Assembleia, o deputado Max Russi (PSB) ressaltou que a Procuradoria-Geral do Parlamento estadual acompanha o caso de perto e não medirá esforços para que o autor do áudio que cita a parlamentar de forma ofensiva e desrespeitosa seja devidamente responsabilizado.
Primeiro-secretário da Casa de Leis, o deputado Dr. João (MDB) salientou que a missão da AL é a de proteger todas as mulheres. “Enquanto estivermos aqui, esta é nossa obrigação”.
Colega de partido de Janaína, o deputado Thiago Silva (MDB) classificou como inadmissível a conduta do ex-servidor e pontuou que ele é reincidente. “Tem que haver uma punição para o que ocorreu e precisamos de uma legislação severa para que isso não se repita”.
O deputado Eduardo Botelho (União) leu uma cara escrita pela esposa em apoio à parlamentar. “Precisamos nos unir contra a objetificação e a desvalorização das mulheres. Essa visão estreita ignora as complexidades da vida e perpetua um padrão de julgamento que não tem lugar na nossa sociedade”.
Quem também se manifestou em defesa da deputada foi o parlamentar Elizeu Nascimento (PL). Militar de carreira, ele destacou que palavras como as proferidas pelo ex-servidor que incentivam a prática de crimes ainda mais graves. “Hoje, em um estado como Mato Grosso, que tem sido palco de muita violência contra a mulher, precisamos ter um posicionamento firme”.
Por fim, o deputado Carlos Avallone (PSDB) afirmou que tem orgulho em atuar na Procuradoria da Mulher da Assembleia. “Além de todas as agressões perpretadas contra a deputada, as mensagens mostram um completo desrespeito”.
Janaína agradeceu aos parlamentares pelo apoio manifestado e lembrou que milhares de mulheres são vítimas de importunação sexual todos os dias. “Praticamente todos os deputados se manifestaram repudiando e mostrando que a Assembleia tem adotado medidas que respeitam as mulheres de Mato Grosso. Nossa luta é pela preservação de todas as mulheres”.






