O criminoso de 29 anos, que foi preso nesta quinta-feira (6) em Cuiabá durante a Operação Cyber Guard envolvendo a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil do Estado, arrecadou R$ 500 mil sob ameaças da divulgação de fotografias íntimas da vítima.
As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, quando uma vítima, moradora de Caicó (RN), procurou a Defur para relatar que vinha sendo vítima de extorsão virtual por um homem até então desconhecido.
Segundo a vítima, o investigado vinha exigindo valores em dinheiro mediante ameaças de exposição de conteúdo íntimo em redes sociais e veículos de imprensa. Ainda segundo a vítima o valor passado ao criminoso foi em média meio milhão de reais.
As condutas do suspeito se inserem, inicialmente, no contexto de um golpe conhecido como “Golpe do Nudes”, modalidade criminosa em que indivíduos que se passam por homens ou mulheres jovens, estabelecem contato com a vítima por meio de redes sociais ou aplicativos de mensagens.
Após conquistarem a confiança da vítima, iniciam conversas de teor íntimo e troca de imagens de nudez, que posteriormente são utilizadas para chantagem e exigência de valores em dinheiro, sob ameaça de divulgação do material íntimo.
Os trabalhos investigativos possibilitaram a identificação do suspeito, morador de Cuiabá. Ele utilizava meios tecnológicos e perfis falsos para impor pressão psicológica sobre a vítima e conseguir extorqui-las.
Diante do crime, o homem foi preso nesta quinta-feira na capital.






