, 27 de Agosto de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,42
, 27 de Agosto de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,42

COTIDIANO Quarta-feira, 27 de Agosto de 2025, 11:15 - A | A

Quarta-feira, 27 de Agosto de 2025, 11h:15 - A | A

em roma

Saiba quais doenças a defesa cita para livrar Carla Zambelli da prisão

Perícia da defesa cita doenças, mas Justiça italiana vê condições para a deputada federal Carla Zambelli seguir detida

Madu Toledo - Metrópoles
Tv Única

Dividida entre Brasil e Itália, a defesa da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), presa na Itália há 30 dias, aposta em provar que o estado de saúde da parlamentar está comprometido, e até mesmo agravado, após a detenção, e que ela não pode permanecer presa no Instituto Penitenciário de Rebibbia, na periferia de Roma.

Para isso, os advogados chegaram a contratar uma perícia médica — realizada de forma paralela à solicitada pela Justiça italiana. Conforme apurou o Metrópoles, o documento tem quase 90 páginas.

As doenças destacadas pelo laudo são:

  • Fibromialgia: uma doença que causa dor em todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. Segundo o Ministério da Saúde, a síndrome também provoca fadiga, distúrbios do sono, ansiedade, alterações de memória e de atenção, cansaço excessivo e depressão.
  • Doença cardiovascular: condições que afetam o coração e os vasos sanguíneos e exige atendimento médico especializado.
  • Sintomas graves de depressão: doença mental de elevada prevalência, sendo a mais associada ao suicídio. A depressão tende a ser crônica e recorrente, principalmente quando não é tratada. Pode ser desencadeada por eventos estressantes mas também é relacionada a genética e à bioquímica cerebral, de acordo com o Ministério da Saúde.

Continue lendo Metrópoles

Comente esta notícia