Nesta semana, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio do projeto Campo Futuro, levantou os custos de produção e grãos, ovos, cana-de-açúcar e leite em quatro estados brasileiros.
Os painéis para levantamento das informações contaram com participação de produtores rurais, técnicos, representantes de sindicatos e federações estaduais. Conheça o projeto: https://www.cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/campo-futuro
Veja os resultados dos painéis por cultura:
Grãos – Os custos de grãos ocorreram no Mato Grosso do Sul e na Bahia. Em Maracaju, a produtividade média da soja registrada foi de 66 sacas por hectare e do milho segunda safra 120 sacas/ha. Já em Luís Eduardo Magalhães, a soja alcançou 68 sacas por hectare, mesmo com a estiagem e os danos causados pela mosca branca nas lavouras mais precoces.
O milho verão teve bom desempenho, com média de 170 sacas por hectare. O sorgo manteve boa produtividade, com 80 sacas por hectare, e o milheto ganhou destaque como nova alternativa na segunda safra, alcançando 25 sacas por hectare. O manejo mais tecnificado do sorgo refletiu em um aumento de custo de aproximadamente 20%.
Continue lendo CNA