, 22 de Maio de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,66
, 22 de Maio de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,66

TOP TV ÚNICA Quarta-feira, 21 de Maio de 2025, 09:57 - A | A

Quarta-feira, 21 de Maio de 2025, 09h:57 - A | A

novela da globo

Busca por direitos à pensão alimentícia cresce 57% em SP após cena de 'Vale Tudo'

Número de agendamentos marcados na Defensoria Pública para essa finalidade também aumentou em 49%

Revista Quem
Tv Única

Além de aumentar em 300% a procura pela Defensoria Pública no Rio de Janeiro, a atitude de Lucimar, personagem vivida pela atriz Ingrid Gaigher em Vale Tudo, também resultou em um aumento no número de atendimentos no mesmo órgão em São Paulo. Na trama, a faxineira decidiu entrar na Justiça após 8 anos para formalizar os direitos do filho, Jorginho (Rafael Fuchs), já que Vasco (Thiago Martins) não paga a pensão alimentícia.

No Rio, a Defensoria conta com um aplicativo que foi usado por Lucimar na novela para dar os primeiros passos na busca pelos direitos do filho. Já em São Paulo, existe um assistente virtual (Defi) no site oficial do órgão, que pode ser acionado para realização de agendamento do atendimento.

Em nota enviada à Quem, a Defensoria Pública de São Paulo disse que após exibição do capítulo em que Lucimar decide entrar na Justiça "houve aumento na busca por atendimento de forma geral". "Enquanto no dia 13 de maio (dia da exibição do capítulo) foram realizados 1.894 atendimentos sobre todos os assuntos de atuação da Defensoria, no dia seguinte (14 de maio), houve 2.826 atendimentos — um aumento de 49%", informou.

Considerando apenas a pensão alimentícia, também houve um expressivo o aumento no número de pessoas que procuraram o assistente virtual Defi para essa finalidade. "O pico deste aumento aconteceu na sexta-feira (16/5), em que foi registrado crescimento de 57% dos acionamentos da opção 'pensão alimentícia' em relação a sexta-feira da semana anterior (9/5). Os agendamentos efetivamente marcados para essa finalidade também tiveram aumento de 49% em relação à semana anterior", divulgou a Defensoria.

Em 2025, foram ajuizados, até o momento, em São Paulo 2.453 ações iniciais com pedidos de pensão alimentícia. Isso, de acordo com a Defensoria, representa aumento de 40% em relação às ações ajuizadas em 2024, no mesmo período. Para o órgão, esses números mostram que é inegável a importância de abordar assuntos do gênero nos meios de comunicação.

"Ao trazer essas questões para o público, eles não apenas informam, mas também empoderam as pessoas, incentivando-as a buscar seus direitos. A novela Vale Tudo exemplifica como a representação de situações reais na mídia pode motivar ações concretas na sociedade, aumentando a conscientização e promovendo mudanças positivas. Ao destacar questões como a pensão alimentícia, os meios de comunicação desempenham um papel crucial na educação e mobilização social, ajudando a construir uma sociedade mais justa e informada", divulgou a Defensoria.

Em conversa prévia com a Quem, Ingrid comemorou o reflexo da dramaturgia como serviço social. "Pra mim, tem sido muito gratificante perceber o impacto positivo da Lucimar na vida de milhares de mulheres, porque meu objetivo com meu trabalho é gerar identificação com a finalidade de transformar os espectadores", apontou.

Comente esta notícia