A Viagem, sucesso produzido pela TV Globo em 1994, foi confirmada de volta ao Vale a Pena Ver de Novo a partir de maio, substituindo Tieta. A escolha da novela fará parte da programação no ano de comemoração dos 60 anos do canal. Escrita por Ivani Ribeiro (1922-1995) e com direção geral de Wolf Maya, a trama tem a vida após a morte como tema central.
Remake da novela homônima exibida pela TV Tupi nos anos 1970, também de autoria de Ivani, a história gira em torno de Alexandre (Guilherme Fontes), um rapaz rico e problemático que, após a morte, ainda trilha uma longa jornada. Sua alma se dedica a tentar prejudicar a vida do irmão Raul (Miguel Falabella), do cunhado Téo (Maurício Mattar) e do criminalista Otávio (Antonio Fagundes), que julga serem os responsáveis por seus infortúnios.
Sua revolta aumenta quando vê que Diná (Christiane Torloni), sua irmã mais velha e maior defensora, está apaixonada pelo advogado. Diná, que inicialmente culpa Otávio pela morte do irmão, descobre nele um amor de muitas vidas e a possibilidade de uma relação tranquila, diferente de seu conturbado casamento com Téo.
Para ambientar a trama, a equipe de cenografia construiu 50 cenários e mais de 200 ambientes nos Estúdios Herbert Richers, além de uma cidade cenográfica em Jacarepaguá. Para a representação do céu na história, a produção escolheu um campo de golfe em Nogueira, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Já o “Vale dos Suicidas” era gravado em uma pedreira desativada em Niterói, cidade da região metropolitana do Rio.