O cacique de uma aldeia localizada na Terra Indígena Sete de Setembro, localizada na divisa entre os estados de Mato Grosso e Rondônia, foi preso por atrapalhar as investigações da Polícia Federal e lucrar com atividades de garimpo ilegal na região. O cacique de outra aldeia e uma terceira pessoa também foram alvos da Operação Olhos Fechados, mas estão foragidos.
Com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Obama) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Polícia Federal deflagrou a operação nesta quinta-feira (15). O objetivo é combater os crimes de desmatamento, garimpagem ilegal e a usurpação de bens da união.
De acordo com a Polícia Federal, as diligências tiveram início em 2024, quando, após incursão realizada no território protegido, as equipes encontraram resistência do cacique de uma das aldeias que dá acesso ao garimpo.
Elementos reunidos indicaram o envolvimento de indígenas na atividade ilegal e participação nos lucros obtidos com o garimpo. Com o apoio dos povos nativos, os garimpeiros passam a trabalhar ativamente na área, expandidos a região d garimpo.
CONTINUE LENDO