, 07 de Dezembro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,44
, 07 de Dezembro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,44

AGRONEGÓCIO Terça-feira, 20 de Agosto de 2024, 14:21 - A | A

Terça-feira, 20 de Agosto de 2024, 14h:21 - A | A

DICA DE OURO

Diversificar culturas na sucessão entre milho e soja aumenta lucro do produtor em até 11%, diz estudo

Pesquisas realizadas ao longo de três anos identificaram três modelos de produção mais lucrativos na sucessão entre o milho segunda safra e a soja

Henrique Almeida/Canal Rural
Tv Única

Pesquisas conduzidas ao longo de três anos nas regiões oeste e centro-oeste do Paraná revelaram que a diversificação de culturas na sucessão entre a soja e o milho segunda safra pode aumentar o lucro dos produtores em até 11%.

Os experimentos, realizados em parceria entre a Embrapa e o Centro de Pesquisa Agrícola Copacol, identificaram três modelos de produção mais lucrativos, que incluem a introdução da braquiária, aveia preta e trigo no sistema produtivo. Esses resultados estão detalhados na publicação “Modelos de produção intensificados para diversificação da matriz produtiva para além da sucessão milho 2ª safra/soja“.

Segundo o pesquisador Alvadi Balbinot, da Embrapa Trigo, um dos autores da publicação, a introdução da braquiária consorciada com o milho segunda safra, em sucessão à soja, gerou um aumento significativo na produtividade da soja, resultando em uma rentabilidade 11% superior ao sistema tradicional da região. Outro modelo eficiente envolveu a alternância de milho segunda safra com aveia preta e soja, apresentando uma rentabilidade 10% maior. O terceiro modelo, que incluiu o trigo na terceira safra, registrou uma rentabilidade 6,6% superior.

Continue lendo

https://www.canalrural.com.br/agricultura/diversificar-culturas-na-sucessao-entre-milho-e-soja-aumenta-lucro-do-produtor-em-ate-11/

Comente esta notícia