A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou nesta quinta-feira (17), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que prevê o orçamento do município para 2026. O projeto, encaminhado pelo Executivo, foi aprovado com 21 votos favoráveis.
Entre as modificações aprovadas, destaca-se uma Emenda Modificativa apresentada pela presidente da Casa, vereadora Paula Calil (PL), que garante a destinação obrigatória de 2% da receita corrente líquida do ano anterior para emendas parlamentares, conforme a Lei Orgânica de Cuiabá.
Além disso, o plenário derrubou o veto a uma Emenda Aditiva da vereadora Maria Avalone (PSDB). A proposta da parlamentar exige que a LDO de 2026 incorpore o Relatório Temático "Orçamento Mulheres", um instrumento de controle social e fiscalização de recursos públicos previsto em lei municipal.
A Prefeitura de Cuiabá, que apresentou a LDO em audiências públicas nessa quarta-feira (16), prevê uma arrecadação total de R$ 4.982.739.135,00 para 2026. Esse valor representa um aumento de R$ 171,6 milhões em comparação com o previsto para 2025.