O Palácio do Planalto se manifestou após a conversa por videoconferência entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, dos Estados Unidos, na manhã desta segunda-feira (6/10). Trata-se do primeiro contato entre os líderes para discutir as tarifas de 50% impostas a produtos brasileiros.
De acordo com a presidência, a conversa ocorreu em “tom amistoso” e os dois relembraram “a boa química” que tiveram durante o rápido encontro em Nova York, para a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Ainda segundo a nota, o presidente brasileiro pediu a retirada das tarifas impostas a produtos brasileiros, além das sanções impostas a autoridades.
“O presidente Lula descreveu o contato como uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente. Recordou que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços. Solicitou a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras”, diz a nota.
Continue lendo Metrópoles