O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) disse, nesta terça-feira (5/8), que a manutenção da taxa básica de juros, a Selic, em 15% ao ano foi “compatível” com a estratégia de convergência da inflação à meta.
Em trecho da ata da reunião realizada nos dias 29 e 30 de julho, o Copom enfatizou que “seguirá vigilante”. A cúpula do BC afirmou que os passos futuros “poderão ser ajustados e que não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso julgue apropriado”.
Segundo o comitê, o cenário atual de “elevada incerteza” exige “cautela na condução da política monetária”. Dessa forma, a continuidade da interrupção de alta na taxa de juros depende da confirmação do cenário esperado pelo BC, de arrefecimento da atividade econômica e de convergência da inflação à meta.
“Em se confirmando o cenário esperado, o Comitê antecipa uma continuação na interrupção no ciclo de alta de juros para examinar os impactos acumulados do ajuste já realizado, ainda por serem observados, e então avaliar se o nível corrente da taxa de juros, considerando a sua manutenção por período bastante prolongado, é suficiente para assegurar a convergência da inflação à meta”, destacou o Copom em trecho da ata.
Continue lendo Metrópoles