O governo de Mato Grosso confirmou nesta sexta-feira (7) que a cerimônia de inauguração do Hospital Central acontecerá no dia 19 de dezembro de 2025. O anúncio foi feito pelo governador Mauro Mendes (União Brasil) em suas redes sociais.
A unidade, localizada no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, volta-se a ser entregue depois de 34 anos de paralisação da obra — agora totalmente concluída e em fase final de montagem de equipamentos, será dedicada às demandas de alta complexidade em saúde e recebe investimentos de R$ 215,3 milhões em obras.
A administração do hospital ficará sob responsabilidade da Hospital Albert Einstein, considerada referência nacional em saúde. A expectativa é que o hospital ofereça atendimento gratuito e de alta qualidade, com infraestrutura moderna e capacidade para receber pacientes de todo o estado.
Após a inauguração, o prédio será aberto para visitas guiadas da população e representantes de diferentes setores. A previsão é de que o hospital comece a operar — com consultas, exames e cirurgias — a partir de janeiro de 2026.
Estrutura e capacidade
A unidade conta com uma área construída de 32 mil m², ampliada em 23 mil m². Terá 287 leitos, sendo: 60 de Terapia Intensiva (UTI), 36 de Cuidados Intermediários e 191 de enfermaria. A estimativa anual é de 32 mil consultas médicas, 80 mil exames e 6.500 cirurgias.
No início, serão oferecidas especialidades como cirurgia geral, digestiva, vascular, urologia, ginecologia, neurocirurgia, cardiologia, pediatria, entre outras.
A entrega do Hospital Central representa um marco para a saúde pública no estado, preenchendo uma lacuna histórica e oferecendo à população acesso a serviços de média e alta complexidade com estrutura referência.
Histórico
A obra do Hospital Central foi lançada em 1984. O objetivo era proporcionar um atendimento de referência em alta complexidade nas especialidades de traumatologia e ortopedia, além de urgência e emergência de trauma. Contudo, a obra foi paralisada três anos depois, em 1987. Veja o vídeo divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde.






