A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) promove desde segunda até quinta-feira (24 a 27.11), um curso para profissionais da Rede de Frio, responsáveis pela conservação, logística e manejo de imunobiológicos em Mato Grosso. O curso tem carga horária de 24 horas.
Estão sendo treinados cerca de 40 servidores, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais dos Escritórios Regionais de Saúde (ERS) e da Coordenadoria do Programa Estadual de Imunização (CPEI).
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, o objetivo principal é aprimorar os conhecimentos e as práticas relacionadas à gestão da Rede de Frio, assegurando a qualidade, eficácia e segurança das vacinas ofertadas à população.
“Esta ação integra a estratégia da Secretaria para fortalecer a qualificação técnica das equipes, aumentar a qualidade da imunização, reforçar a segurança dos processos e apoiar os municípios no alcance das metas vacinais”, revelou.
Conforme o coordenador estadual de Imunização da SES, Marx Camarão, a capacitação vai atualizar os profissionais sobre normas e diretrizes técnicas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e aprimorar o uso e a manutenção dos equipamentos da Rede de Frio, incluindo câmaras, caixas térmicas e dispositivos de transporte.
“O curso visa ainda qualificar práticas de monitoramento e registro de temperatura, prevenção de perdas e manejo adequado de imunobiológicos e insumos”, destacou.
Todos os Escritórios Regionais de Saúde têm Central de Imunobiológico, o que facilita o acesso dos municípios de cada região às vacinas ofertadas para os cidadãos que residem em Mato Grosso.






