A deputada federal Gisela Simona (União Brasil) assinou requerimento para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, para investigar fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), após desvios na ordem de R$ 6,3 bilhões em pagamentos não autorizados de aposentados e pensionistas, entre 2019 e 2024.
O requerimento de criação da CPI - (RCP 2/25) -, de autoria do deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), foi entregue com 185 assinaturas, com deputados de 14 partidos (desde Solidariedade e Cidadania até PL e Novo). Da bancada de Mato Grosso, na Câmara Federal, a exemplo de Gisela, assinaram o pedido outros cinco parlamentares: José Medeiros (PL-MT), Coronel Fernanda (PL-MT), Rodrigo da Zaeli (PL-MT), Nelson Barbudo (PL-MT), Coronel Assis (UB-MT).
Vários partidos querem, contudo, tornar a CPI do INSS em uma Comissão Parlamentar Mista, com a presença tanto de deputados quanto de senadores. E esperam protocolar a criação da CPMI até esta próxima segunda-feira (5). Para os legisladores das duas Casas, esta pode ser a fórmula política encontrada pela oposição para abrir caminho na fila de comissões, já que a instalação poderia ser imediata.
CONTINUE LENDO