Apesar de estarmos a mais de um ano para as eleições ao Senado, os partidos políticos e lideranças de Mato Grosso têm intensificado os trabalhos, a fim de viabilizar o nome para o pleito. Até o momento, sete já se apresentaram para a disputa.
Um deles é o senador Carlos Fávaro (PSD), que pretender buscar a reeleição em 2026. Atualmente, o social democrata está licenciado do cargo, pois responde pelo Ministério de Agricultura e Pecuária. Ele foi eleito senador na eleição suplementar de 2020, em virtude da cassação da ex-juíza Selma Arruda, e em 2023 se tornou ministro, após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Fávaro, inclusive, aposta no seu trabalho à frente do Ministério para garantir a reeleição, tendo em vista que Mato Grosso é o estado do agronegócio.
Assim como ele, o mandato do senador Jayme Campos (União) também chega ao fim no próximo ano, as ele ainda não cravou que será candidato a reeleição. Isso, porque ele também trabalha com a possibilidade de construir uma candidatura ao governo do Estado.