O Cuiabá entre os 20 clubes da Série A e B que decidiram não votar na eleição da entidade máxima do futebol no país, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O “boicote” ao pleito previsto para acontecer neste domingo (25) é um protesto por discordarem do processo, pedindo por “democracia, transparência e representatividade”.
Em nota, os clubes afirmaram que seus representantes não comparecerão à eleição por discordarem do processo vigente, que dá mais poder as federações. Eles esperam se reunir com a nova gestão, já a partir da próxima semana, para debater formas de mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes.
Seguindo as regras da CBF, os candidatos a presidência da entidade e também seus vices precisam ter apoio de, no mínimo, oito federações de futebol e cinco clubes para estarem aptos a concorrer as eleições.
Logo após o afastamento de Ednaldo Rodrigues, determinado pela Justiça, a entidade informou a data da nova eleição para presidência. Com isso, o atual presidente da Federação Roraimense de Futebol, Samir Xaud, registrou sua chapa e obteve apoio de 25 das 27 federações, inviabilizando a candidatura de outros concorrentes.